Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Barroco



Eu estou em permanente conflito.
Do ser humano, amo tudo que ele tem de mais bonito.
Era como diziam os renascentistas:
com sua inteligência, o homem faz coisas infinitas.
Ele cria a ciência e a tecnologia,
melhora o nível de vida todo o dia.
Suas conquistas são como preciosas minas
tão etéreas, praticamente divinas.

Mas também amo - e temo - a Deus.
Quero a minha salvação e a dos meus.
Os religiosos dizem que estou abaixo do Salvador,
e é aí que começa a minha dor.
As conquistas humanas são coisas de pecador.
Ao valorizar o homem, parece que de Deus perco seu amor.
E, condenado ao inferno estou!
Assim não sei mais quem sou!

Por que é heresia valorizar o humano?
Por que isso me torna tão mundano?
Não podemos ter a liberdade de criar
sem violar a premissa de a Deus adorar?
Somos maravilhosos e sensatos.
Por que ofendemos a Deus com nossos atos?
Será que a religião só valoriza a obediência
e encara a liberdade do homem com demência?

Chego a essa última estrofe arrasado.
Renuncio à grandeza do homem amargurado.
Mas Deus é mais poderoso que eu.
Por isso, minha crença no homem morreu.
Entrego minha alma à salvação
para que Deus possa tomar uma decisão.
Mas, realmente, tudo o que eu queria
era conciliar paixão e fé sem vilania.

2 comentários:

  1. Belo dilema, todos vivemos esse conflito dessa cultura judaica cristã, após a queda, tudo se dividiu entre o bem e o mal. Mas parto de uma premissa se Deus é tudo, Deus é nada, sendo assim, pulsa Deus nas suas palavras, assim como as imagens generosas que me levaram. Suspeito que Deus esta em ti, assim, como na flor, na dor, e no amor. A poesia tem essa magia, de mostrar que Deus esta acima do que nos querem fazer crer. Salve poeta, arauto do Salvador... Sérgio Cumino

    ResponderExcluir
  2. No amor não há vilania
    Só céu e poesia (risos...
    Sugiro tirar a palavra seu do sexto verso da segunda estrofe.(sou chata?)É uma sugestão...
    Até.

    ResponderExcluir