Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Você Conhece Flávio de Carvalho?

Hoje vamos falar de outro grande artista modernista brasileiro: Flávio de Carvalho. Além de ser um espécie de "multimídia" de sua época, ele ficou conhecido por desfilar de saia e de atravessar uma procissão na contramão de chapéu, quase apanhando por isso. Notar a série em que ele retrata sua própria mãe morrendo....

Flávio de Carvalho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nome completo
Flávio de Resende Carvalho
Nascimento
Morte
4 de junho de 1973 (73 anos)
Valinhos
Nacionalidade
Obras notáveis
Casa da Fazenda Capuava
Flávio de Carvalho[1] é o nome artístico de Flavio de Rezende Carvalho (Barra Mansa, 10 de agosto de 1899Valinhos, 4 de junho de 1973). Flávio Carvalho foi um dos grandes nomes da geração modernista brasileira, atuando como arquiteto, engenheiro, cenógrafo, teatrólogo, pintor, desenhista, escritor, filósofo, performer, flashmobist, músico e outros rótulos.


 Biografia
Filho de família de muitas posses, pôde receber uma educação privilegiada na França (de 1911 a 1914) e na Inglaterra, onde freqüentou a Universidade de Durham. Em 1922, formou-se em engenharia civil. Ao mesmo tempo e na mesma universidade, fez seus estudos de belas artes.
Retornando ao Brasil, empregou-se como calculista na famosa firma de construção civil de Ramos de Azevedo (1924). Costumava andar seminu pelos corredores do escritório, isto é, só de short, o que, "para a época", era tido como um despudor inaceitável. Os demais proprietários e usuários de salas do edifício ficavam indignados e as senhoras finíssimas que ali circulavam tinham verdadeiros ataques histéricos, ao que Flavio não dava a menor importância. Revoltados, reuniram-se os inquilinos, redigindo um severo abaixo-assinado: o artista deveria urgentemente deixar o prédio. Flávio não apenas se recusou como terminantemente ainda afirmou: "Não vou sair daqui de jeito nenhum. Vocês só me tiram daqui a bala... mas vai ser difícil, porque vou instalar uma metralhadora em meu ateliê..." Inteirados de sua audácia e destemor, os reclamantes não tocaram mais no assunto mas algo lhes dizia que o artista blefara fragorosamente. Contudo, no dia seguinte, um destacado anúncio no Diário Popular fez com que houvesse um frêmito de pânico no velho edifício: "COMPRA-SE UMA METRALHADORA. TRATAR COM FLÁVIO DE CARVALHO NO INSTITUTO DE ENGENHARIA".
Ver também
Bibliografia
Ligações externas
Textos/documentos
  • CARVALHO, Flávio de Rezende. "Modernista Warchavchik". 1930. Diário da Noite, São Paulo, em 8 de julho de 1930. Republicado na Arte em Revista nº 4 (Arquitetura Nova), São Paulo, CEAC, agosto de 1980.
  • CARVALHO, Flávio de Rezende. "A Cidade do Homem Nu". 1930. IV Congresso Pan-Americano de Arquitetura e Urbanismo. Publicado no Diário da Noite, em 1 de julho de 1930. Republicado por Luiz Carlos Daher, Flávio de Carvalho: Arquitetura e Expressionismo, Ed. Projeto, São Paulo, 1982.
  • CARVALHO, Flávio de Rezende. "Uma Concepção da Cidade de Amanhã". 1930. Diário da Noite, São Paulo, em 17 de março de 1932. Reproduzido, em fac-símile, por Luiz Carlos Daher, Flávio de Carvalho e a Volúpia da Forma, Edição comemorativa MWM-IFK (MWM Motores Diesel Ltda. e Indústria de Freios Knorr Ltda.), São Paulo, 1984.
Referências
  1. Na grafia original, seu nome completo era Flavio de Rezende Carvalho.
  2. Flávio de Carvalho - o comedor de emoções, no Google Books.
 Outras referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário