Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

domingo, 9 de março de 2014

Resenha de Filme - A Morte Passou Por Perto

A Morte Passa Perto Quando o Beijo é Assassino.
Mais uma pequena joia de Kubrick. Do ano de 1955, o filme “A Morte Passou Perto” (“Killer´s Kiss”) tem apenas 67 minutos, mas conta uma história arrebatadora, que se passa em apenas dois dias, mostrando como um simples ato pode nos levar a situações para lá de inusitadas e modificar tudo em nossas vidas.
Vemos aqui o pugilista Davey Gordon (interpretado por Jamie Smith), vizinho de Glória (interpretada por uma esquálida Irene Kane). Esse lutador vindo de Seattle irá ser nocauteado, enquanto Glória trabalha num “dancing”, sendo perseguida por Rapallo (interpretado por Frank Silveira), seu chefe, que está muito apaixonado. Após o nocaute, Davey retorna ao apartamento e presencia Glória por sua janela. No dia seguinte, ele desperta de um pesadelo com os gritos de Glória e vê Rapallo atacando-a. Davey corre para o apartamento de Glória e faz Rapallo fugir. A partir daí, Davey e Glória se conhecem melhor, iniciando um relacionamento. Davey sugere a Glória que tirem juntos uns dias de descanso em Seattle. Para isso, Glória irá a Rapallo pedir o dinheiro que ele lhe deve e Davey pede o cheque da luta para o seu empresário. Só que Rapallo manda seus capangas assassinarem Davey, que acabam assassinando seu empresário por engano. E a polícia nomeia Davey como seu principal suspeito. No dia seguinte, Davey vai ao apartamento de Glória e não a vê mais. De lá, ele observa às escondidas a polícia procurando-o em seu apartamento. Assim, Davey vai à caça de Rapallo, rendendo-o com uma arma e eles chegam ao esconderijo onde está Glória e os capangas que mataram o empresário do pugilista. Davey consegue render a todos, mas os capangas reagem e põem o lutador desmaiado. Nesse momento, Glória tenta seduzir Rapallo para se salvar, que não cai em sua conversa. Davey recobra a consciência e escuta a tentativa de Glória. Desiludido, foge pela rua é perseguido por Rapallo e um dos capangas. No sobe e desce dos prédios ao longo da perseguição, o capanga machuca o pé, ficando pelo caminho. Davey e Rapallo farão seu duelo final num depósito cheio de manequins. Davey mata Rapallo e Glória vai presa junto com os dois comparsas. A polícia descobriu os autores do assassinato do empresário de Davey e concluíram que o lutador agiu em legítima defesa ao matar Rapallo. Davey está na estação de trem, sem Glória, lembrando que ele a deixou sozinha com os bandidos porque ela o magoou. Mas Glória ainda foi atrás de Davey e eles partem juntos para Seattle, não sem antes beijarem-se apaixonadamente, com o letreiro “Killer´s Kiss” em primeiro plano (altamente simbólico!).
O que nos chama a atenção aqui? Em primeiro lugar, a filmagem, montagem e direção de Kubrick. As cenas da luta de boxe são geniais, fotografadas de baixo para cima, com bruscos movimentos de câmara, closes e ângulos do ponto de vista dos boxeadores. O nocaute mostra uma câmara cambaleante que mira para o refletor acima do ringue após a sua queda. Outro ponto de destaque é a filmagem de um pôr do sol em tempo real, além das filmagens da cidade à noite, onde o brilho dos letreiros dos teatros, cinemas e restaurantes é muito bem aproveitado. O uso de espelhos no filme também é sensacional. Davey, ao olhar para Glória na janela em frente à sua, atende ao telefone e fala com o pai. O telefone está numa penteadeira, que dá de frente para a janela de Glória. Vemos Davey falando ao telefone olhando fixamente para Glória, que está fora do enquadramento da cena. Mas podemos observar Glória no espelho da penteadeira de Davey. Outro uso do espelho está numa cena em que Rapallo, possuído pela fúria, joga um objeto em direção a nós, espetadores na sala de projeção. Mas o que acontece é que a sua imagem é dividida em algumas rachaduras, acompanhadas pelo som do espelho quebrando. Assim, percebemos que, na verdade, a câmara faz uma imagem de Rapallo refletida no espelho.
E a música? Ouvimos uma música latina de ritmo muito rápido, que dá dramaticidade às cenas. Outro destaque interessante é a luta entre Davey e Rapallo na sala repleta de manequins. A impressão de presenciarmos corpos despedaçados e pedaços de corpos na cena de luta nos enche de tensão e angústia, ainda da forma como Kubrick colocou a coisa: mãos penduradas em cima da cabeça de Davey, “apontando” para ele; mesas cheias de cabeças; mulheres nuas sem braços e cabeças. Uma sensação opressora semelhante às visões de um campo de concentração (lembremo-nos que o filme foi produzido em 1955, apenas dez anos depois da 2ª Guerra). Essa foi a grande sequência do filme.

Vemos, assim, que “A Morte Passou Perto” nos mostram muitos elementos interessantes de como germinavam os talentos do homem que fez “2001, Uma Odisseia no Espaço”. 


Cartaz do Filme


Davey e Glória


Glória, de uma magreza assustadora


Cenas de luta muito bem fotografadas e montadas.


Davey ameaçando Rapallo.






Cena de luta na sala dos manequins: cenário opressor.


O beijo assassino...




Nenhum comentário:

Postar um comentário