Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Resenha de Filme - Rio 2

Rio 2. Mas É Na Amazônia.
Uma animação fofinha, simpática às coisas de nosso país. Essa é a impressão que temos de “Rio 2”, filme de Carlos Saldanha, que tem o mérito de mostrar de forma positiva elementos da nossa cultura. Esse é um dos poucos casos em que um filme dublado acaba ficando melhor do que a versão original, pois como é um filme de gringos (e brasileiros, é claro!) falando de nós, a versão em português nos soa bem familiar!
Vemos aqui a historinha do casal de ararinhas azuis Blue e Jade (espécie quase extinta), que tem três filhotes e vive confortavelmente na casa dos donos de Blue, no Rio de Janeiro, que são um casal que estuda pássaros e milita pela defesa de espécies em extinção. O casal que tem Blue como animal de estimação está na Amazônia e diz, através da TV, ter visto mais ararinhas azuis na floresta. Isso estimula Blue e Jade a viajar para a Amazônia com seus amigos emplumados, onde temos um canário, um tucano e mais outro pássaro. A viagem a voo de nossos pássaros é de 3200 km, e passa por Ouro Preto, Salvador, Brasília, Chapada Diamantina, mostrando mais um pouco de nosso país. Na Floresta Amazônica, eles encontram uma “tribo” de ararinhas azuis cujo líder é Eduardo, o pai de Jade, que não gosta dos hábitos urbanos e humanos de Blue, como usar uma pochete. Tudo estaria na maior paz não fosse a ação de um madeireiro que quer destruir a floresta e assim acabar com o habitat das ararinhas azuis, assim como a presença da cacatua macho Nigel, inimigo de Blue e que quer matá-lo com o veneno de uma perereca que é apaixonada pela cacatua. Nigel e a inusitada perereca rosa (sem qualquer conotação sexual, fique bem claro!) têm a ajuda do tamanduá Carlitos, louco por comer formigas com o seu linguão. Assim, Blue terá a tripla missão de enfrentar Nigel, salvar a floresta e convencer Eduardo de que é um bom marido e genro. “Rio 2” é uma historinha divertida, com números musicais e que tem o grande mérito de mostrar a importância da preservação da Amazônia e das espécies em extinção para as futuras gerações, assim como o fazem os três filmes da indiazinha Tainá. O momento mais divertido do filme é, sem dúvida, o desafio entre as ararinhas azuis e as araras vermelhas por território e comida, onde esse desafio anunciado em tons de guerra, é uma partida de futebol aérea entre as araras, com direito a locutor esportivo na pele de uma... anta! Para um americano, a piada é inexistente. Mas, para um brasileiro, as gargalhadas são imediatas, pois a alusão a alguns de nossos locutores esportivos se faz de forma cristalina. Muito engraçado, também, é ver os animais da floresta fazendo números de canto e dança para os “pássaros empresários” amigos de Blue e Jade, com direito a duas tartarugas jogando capoeira em super slow...

Assim, se você quer voltar a ser criança por uma hora e meia, duas horas, vale a pena dar uma conferida neste desenho que fala de nossas coisas de uma forma bem simpática, embora não se esqueça dos problemas do desmatamento e da necessidade de preservação de nossas espécies em extinção.

 Turminha super simpática.


Rivais.


Pai e Filha.


Os donos de Blue


Blue e Jade


Nigel e sua perereca rosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário