Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sábado, 28 de junho de 2014

Resenha de Filme - Antes do Inverno

Antes Do Inverno. Humanos Que Se Machucam Na Busca Pela Felicidade.
Imagine um sólido casamento que entra em crise. O marido, um respeitado cirurgião, não tem tempo para a esposa, que passa o dia em casa cuidando do jardim. Um amigo do casal apaixonado pela esposa. Uma suposta antiga paciente que, de tão agradecida pelo médico tê-la salvado de uma apendicite quando era criança, manda ao doutor buquês de rosas vermelhas. Está montada a trama de “Antes do Inverno”, estrelado por Daniel Auteuil (que faz o marido e Dr. Paul), a não tão nova, mas ainda muito bela Kristin Scott Thomas (a esposa Lucie) e a belíssima Leila Bekhti (a paciente agradecida Lou).
O filme aborda algumas questões interessantes sobre relacionamentos humanos. Em primeiro lugar, o marido que é consumido pelo trabalho e não tem tempo para sua esposa. Paul entrou numa zona de conforto promovida pelo casamento estável e mergulhou no trabalho,  não sabendo muito o porquê daquela dedicação tão ávida à sua profissão. Isso provoca um incômodo na esposa que, ainda assim, aceita passivamente a situação, sendo obrigada a conviver com as internações psiquiátricas de uma irmã depressiva e, ao mesmo tempo, resistir às investidas do melhor amigo do marido, sendo que todos já se conhecem de longa data.
Em segundo lugar, como sair da rotina e zona de conforto iniciando um relacionamento fora do casamento (ainda que platônico) pode provocar muita dor em quem está à sua volta. Paul, injuriado com os buquês de rosas vermelhas constantemente enviados, começa a tratar Lou com agressividade, ao encontrá-la casualmente. Mas ele se arrepende e a procura no bar onde ela trabalha, desenvolvendo um relacionamento que mais se aproxima de uma afeição filial do que uma atração física. O excesso de trabalho o levou a um descanso forçado, onde ele teve tempo livre para encontrar Lou, o que levou Lucie a ficar cheia de dúvidas e inseguranças. É bem previsível que depois o casamento entrou em crise, pois Lucie descobriu os encontros de Lou e Paul, onde todo o sofrimento e insegurança de Lucie ficam muito evidentes.
O mau relacionamento entre Paul e seu filho, apesar de ser enfocado perifericamente, também está nesse inventário de relações humanas em crise. Brigas entre pai e filho encontram seu terreno mais fértil nas mesas de jantar da família, que acabam atingindo todos os seus membros, levando a uma saída progressiva deles da mesa, até que ela se esvazie completamente. Essa crise à mesa talvez seja a mais destrutiva de todas, pois afeta muitos familiares de uma vez. Só que, desta vez, esse não era o foco principal do filme, pois as relações extraconjugais eram o escopo principal. Entretanto, filmes como “Álbum de Família” exploraram de forma magnífica essas crises familiares à mesa.
O fim do filme é surpreendente, mas não contarei aqui. Ele apenas ratifica a ternura descompromissada entre Lou e Paul, além de mostrar mais um vacilo do médico com relação à sua esposa Lucie. Aliás, fica muito claro que Paul é um verdadeiro vacilão no trato com sua esposa.

Então, se você está interessado num filme que aborda como os seres humanos, em busca pela sua felicidade, machucam uns aos outros, “Antes do Inverno” é um ótimo instrumento para reflexão, que inclusive nos faz repensar sobre como nós mesmos conduzimos nossas relações. 


Cartaz do filme.


Kristin Scott Thomas (Lucie), belíssima.


Paul e Lou. Relação platônica.


Esposa resistindo às investidas do melhor amigo do marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário