Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Resenha de Filme - Como Um Leão

Como Um Leão. A História De Um Africano, Que Poderia Ser De Um Brasileiro.
Bom esse filme francês de 2012, “Como um Leão”, de Samuel Collardey. Um filme que serve para desmistificar a fábula de que o futebol é um eldorado fácil e imediato para qualquer miserável do Terceiro Mundo. Muitos de nossos adolescentes hoje em dia não querem mais saber de estudo, pois acham que podem virar jogadores de futebol e ganhar muito dinheiro, quando sabemos que a esmagadora maioria dos jogadores de nosso país ganha salário mínimo. O sonho de uma carreira na Europa também pode se tornar um grande pesadelo. É o que vemos nesse filme.
A história trata do senegalês Mitri, um menino bom de bola que vive numa vilazinha de interior. Um dia, um ex-jogador camaronês, fazendo a pose de olheiro, chega à pequena vila e escolhe Mitri numa peneira. Ao entrar em contato com a avó do adolescente de quinze anos, o tal olheiro fala que é necessário dinheiro para levar Mitri para a Europa, e esse dinheiro seria um investimento para um contrato de 30 a 50 mil euros. A avó vende seu pomar, que tirava o sustento para a família e pediu dinheiro emprestado para toda a vila. Um dos amigos de Mitri disse que tudo era uma enganação e que seu irmão havia passado muitas dificuldades na Europa. Mas Mitri não lhe deu ouvidos e partiu feliz da vida para a França.
Ao chegar ao Velho Mundo, já foi barrado no aeroporto, mesmo tendo um passaporte e um visto. Na verdade, o camaronês era o maior picareta e havia traficado um menor para a França, para a fúria do agente francês que recebeu Mitri no aeroporto. Logo que pôde, esse agente se livrou de Mitri, que ficou à deriva na Europa. Depois de ser ajudado pela assistência social, Mitri acabou encontrando um treinador de futebol de um timezinho amador extremamente temperamental, que tinha sido jogador profissional no passado e expulso de seu clube. A partir daí, Mitri vai ter que matar um leão por dia para mostrar o seu talento até virar um jogador de futebol profissional, passando por muitos percalços como o racismo até de seus colegas e a necessidade de pagar a dívida da avó que inclusive acaba morrendo na pobreza.
O grande mérito desse filme é mostrar que não basta ser bom de bola para ganhar uma carreira de sucesso na Europa. É necessária muita dedicação, disciplina e cabeça fria para enfrentar todas as adversidades que um imigrante africano pode passar na Europa. Africanos que são tratados como seres de última categoria no velho continente. Se os jogadores consagrados já recebem chuvas de bananas nos estádios, o que não acontece com os jogadores que ainda buscam seu lugar ao Sol? E no caso de Mitri, ainda havia o fator de ele ser muçulmano, e ele não tomava banho no vestiário com seus colegas após o jogo (no islamismo, um homem ver outro nu é um grande pecado), sendo chamado de porco por eles e sendo altamente tripudiado.

O filme opta pelo happy end. Mitri acaba alcançando o estrelato e se torna um jogador profissional. Mas se ele não tivesse chegado lá, tendo uma vida muito difícil e sofrida na Europa também não seria nenhuma surpresa. De qualquer forma, o filme cumpre a função social a qual ele se propõe ao mostrar uma trajetória de Mitri altamente atribulada por todos os problemas sociais que os imigrantes ilegais passam na Europa. Isso torna “Como um Leão” um filme fundamental.

 Cartaz do Filme.


Mitri, que mata um leão por dia


Mitri e seu treinador. Muita afetuosidade e dureza.


Operário da Peugeot.


Raro momento de diversão.


Nas filmagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário