Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Resenha de Filme - Três Corações

Três Corações. Perigoso Triângulo Amoroso.
Um bom filme francês no Festival do Rio desse ano. “Três Corações” tem um baita elenco. Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Charlotte Gainsbourg estão entre as estrelas do filme. Temos como tema principal um triângulo amoroso que vai envolver, inclusive, relações familiares bem estreitas, de irmã para irmã.
Vemos aqui a história de Marc (interpretado por Benoît Poelvoorde), um funcionário público cardíaco que encontra uma bela moça, Sylvie (interpretada por Gainsbourg) na noite de uma cidade francesa do interior. Marc, uma figura um tanto tímida, mas altamente sedutora, irá conquistar Sylvie que, inclusive, fica disposta a largar seu marido para viver com Marc, que trabalha em Paris. Os dois marcam um encontro na capital francesa. Mas um contratempo faz com que Marc chegue atrasado ao encontro e não possa ver Sylvie que, arrasada, se muda para os Estados Unidos com o marido. Mas a vida é cheia de arapucas e Marc conhecerá a irmã de Sylvie, Sophie (interpretada por Chiara Mastroianni), se apaixonarão e se casarão. Mas Sylvie retornará, para o desespero de Marc, que se afoga na bebida e se afunda em seus problemas cardíacos, além de começar um caso com Sylvie. O problema é que as irmãs são unha e carne e Sylvie não quer magoar Sophie de jeito nenhum.
Dá para perceber como esse triângulo amoroso vai render. Uma das primeiras pessoas que percebe toda a confusão além de Marc será justamente a mãe das irmãs, Madame Berger (interpretada por Catherine Deneuve) que se manterá em silêncio, mas entrará em ação em ponto chave do filme. Apesar do desfile de estrelas femininas, a grande virtude dessa película, não podemos nos esquecer da atuação agônica de Benoît Poelvoorde, que deu um show ao se desesperar com a descoberta de que Sylvie era irmã de Sophie em leves sutilezas. A angústia de Marc que levava a fortes crises de dores físicas, inclusive com casos de pressão alta, era muito convincente e incomodava bastante. Chiara Mastroianni como a esposa ingênua e frágil também é digna de nota. Só é de se lamentar a posição muito coadjuvante de Deneuve, que merece sempre mais participações e falas (todo cinéfilo que se preza sempre quer ver muito Deneuve nas telonas; uma participação da grande diva e musa como coadjuvante às vezes soa até como um sacrilégio!).

Se alguns filmes aparecem como óperas de absurdo, “Três Corações” pode ser visto como um capricho de fatalidades. E como essas fatalidades produzem sofrimentos e tragédias! Apesar desse filme estar no festival, provavelmente ele entrará em cartaz, pois as legendas estavam nos fotogramas. Então, quando o filme estrear, não deixem de ver esse triângulo apimentado com um bom elenco. Vale a pena ver tamanhas atrizes consagradas atuando juntas.


Cartaz do Filme


Sylvie e Sophie (unha e carne)


Mas um agônico Marc afetará a vida das duas de forma definitiva.


Queremos mais Deneuve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário