Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sábado, 10 de janeiro de 2015

Resenha de Filme - Climas

Climas. Sol, Neve E As Lágrimas De Bahar.
Um curioso filme da Turquia chega até nós. “Climas” conta a história de desencontros amorosos numa relação a dois. Como o fato de você não saber o que quer pode provocar sofrimento no seu parceiro amoroso, além de muitas desventuras. Erros que machucam, magoam e que ocorrem pelo simples fato de sermos humanos e imperfeitos.
Vemos aqui a história do professor universitário Isa (interpretado por Nuri Bilge Ceylan), especializado em arquitetura antiga. Ele está em viagem com a namorada Bahar (interpretada pela belíssima Ebru Ceylan), que é mais nova que ele e que sente que o professor não lhe dá toda a atenção que ela quer. Em meio a ruínas antigas e a praias ensolaradas, a moça sofre por causa da apatia do namorado e o relacionamento entra numa profunda crise depois que Isa pede um tempo no namoro, para desespero de Bahar. Os dois se separam e cada um segue sua vida. Isa continua com suas aulas e Bahar continua a trabalhar na produção de séries de TV (fica inclusive implícito que a vida profissional dos dois ajudou no esfriamento da relação e no afastamento do casal). Isa investiu suas fichas na namorada de um amigo (interpretada por Nasan Kesal) onde a relação sexual entre os dois foi carregada de violência (parecia um estupro daqueles bem pesados), que destruiu uma sala inteira. Apesar da volúpia da coisa, Isa não se satisfez com aquela situação. E, adivinhem só? Foi atrás de Bahar, isso mesmo! Só que a moça estava gravando uma série num local com nevascas para lá de brabas. Isa, então, surge naquele ambiente inóspito para propor uma reconciliação com Bahar que, obviamente, se debulha em lágrimas novamente.

A película “Climas” é mais um filme em que nos identificamos com um personagem em virtude de sua fragilidade emocional. Aqui, temos o caso de Bahar como a figura quebradiça e até infantil, em virtude da diferença de idade com Isa. A moça chora, chora e chora, seja em praias ensolaradas, seja em tempestades de neve. E tudo isso por causa do zé preá do Isa, que mete os pés pelas mãos ao se relacionar com Bahar, desrespeitando totalmente a alta sensibilidade da moça. Definitivamente simpatizamos (e muito, por ser lindíssima) com a Bahar e achamos Isa um verdadeiro cretino. E ainda sofremos a tortura de ter Isa como protagonista principal e precisamos encará-lo durante todo o filme, ao passo que Bahar aparece mais na sequência inicial e final, sumindo no meio da película. De qualquer forma, qual é a grande lição de “Climas”? Quando nos envolvemos com uma pessoa, temos que assumir uma postura altamente responsável para que não magoemos a pessoa que gosta da gente. Não saber levar um relacionamento e não saber o que quer exatamente pode provocar sérios danos emocionais ao seu parceiro, e isso é de uma irresponsabilidade (e insensibilidade) enorme. Essa mensagem já vale o ingresso. Ah, e obviamente, a Bahar também. Vale a pena dar uma conferida nessa produção turca de 2006, sujeita a dias ensolarados, chuvas, trovoadas e nevascas.


Cartaz do filme


Isa. Ele não sabe o que quer...


Isa deixa Bahar...


Tentativa frustrada com a mulher do amigo.


Bahar. Sofrendo toda a vida, linda de morrer.


seja em sol escaldante...


seja em neve pesada.


Cena de filmagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário