Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sábado, 3 de janeiro de 2015

Resenha de Filme - A Família Bélier

A Famíla Bélier. Sem Palavras.
Um excelente filme francês em cartaz. A comédia “A Família Bélier” é cativante do primeiro ao último minuto de fotograma. É uma deliciosa comédia. Um delicioso drama. Filme que muito entretém com um final feliz. Ah, e principalmente, com uma ótima ideia.
A história conta a vida da tal família Bélier, que tem uma característica em comum entre quase todos os seus membros: o pai, a mãe e o filho caçula são surdos-mudos. Mas a filha mais velha, Paula (interpretada por Louane Emera), tem a sua audição normal. Ela é uma espécie de porta-voz da família, pois as pessoas geralmente não conhecem a linguagem de sinais e a moça acaba que traduzindo o que seus familiares dizem. Essa simpática família vive no campo e tem uma pequena criação de gado, cujo leite é usado para produzir queijo, vendido na feira livre da cidadezinha. O mais irônico na história é que Paula participa do coro de sua escola e tem uma grande aptidão para o canto. Seu professor, Thomasson (interpretado pelo bom Eric Elmosnino), estimula Paula a participar de uma seleção em Paris para poder estudar na capital francesa com os melhores professores de canto da França. Mas isso vai significar que a família de surdos-mudos, que é tão dependente dela, precisará aprender a viver sozinha. E aí, se instaura o conflito.
Esse é o típico caso de um filme de bom roteiro com uma ideia bem aproveitada. A simpatia que temos com a história aparece em primeiro lugar pelas boas situações cômicas das peculiaridades da comunicação entre surdos-mudos e pessoas que ouvem normalmente. Por exemplo, a hilária sequência onde Paula precisa traduzir o que o médico diz aos pais com relação a uma irritação na vagina da mãe, onde ela precisa passar um creme e ficar três semanas sem ter relações sexuais com o pai. Aliás, a interpretação altamente gestualizada dos atores François Damiens (o pai Rodolphe) e da belíssima Karin Viard (a mãe Gigi) foi um dos pontos altos do filme, onde um proposital exagero em algumas situações cômicas se aproximou das pantomimas do cinema mudo, o que tornou a história mais simpática e divertida ainda. A trama também lembrou das dificuldades dos portadores de necessidades especiais, pois Rodolphe não aguentava mais os malfeitos de políticos locais e ele mesmo decidiu se lançar como candidato a prefeito de sua cidade. A questão básica era: como um surdo-mudo se comunicará com os eleitores e assumirá um cargo político? O filme também tem o grande mérito de posicionar o espectador na situação em que o surdo-mudo é obrigado a passar, justamente na parte onde os pais de Paula assistem a uma exibição da filha cantando, e podemos testemunhar o que eles exatamente veem e “ouvem” nesse momento, sendo algo altamente angustiante. No mais, é um filme também sobre música, com excelentes números musicais, alguns muito tocantes.

Por fim, podemos dizer que “A Família Bélier” vale cada centavo do ingresso. Uma comédia intensa, altamente feliz na escolha do tema. Uma história que prende a sua atenção do início ao fim. Um filme que consegue reviver os bons tempos do cinema mudo e do musical. Um filme de personagens cativantes, com os quais nos simpatizamos desde o primeiro minuto. Não percam “A Família Bélier”. 


Cartaz do filme


Uma família muito especial


Paula sonha com a carreira de cantora


Para isso, vai contar com a ajuda de seu professor de música...


o que vai provocar preocupação em seus pais.


Será uma difícil escolha para Paula


Dividindo seu talento com o pai


Louane Emera com o diretor Eric Lartigau


Na coletiva de imprensa






Nenhum comentário:

Postar um comentário