Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sábado, 24 de janeiro de 2015

Resenha de Filme - Foxcatcher

Foxcatcher. Mais Uma Tragédia Real.
Se há uma coisa impressionante nos últimos tempos é a grande quantidade de filmes produzidos inspirados em histórias reais. Nunca a frase “a arte imita a vida” esteve tão em moda. E vemos mais uma vez essa máxima no filme “Foxcatcher”, cujo título graças ao bom Deus não foi traduzido aqui no Brasil, ou seja, preferiu-se divulgar o filme com seu título original. Essa película é mais uma que está concorrendo ao Oscar desse ano, no total cinco estatuetas (diretor para Bennett Miller, mesmo diretor de "Capote"; ator para Steve Carell; ator coadjuvante para o "Hulk" Mark Ruffalo; roteiro original; cabelo e maquiagem). O filme ganhou o prêmio de melhor direção em Cannes.
Temos aqui a história de dois irmãos, Mark e David Schultz (interpretados, respectivamente por Channing Tatum e Mark Ruffalo). Eles foram campeões olímpicos de luta greco-romana nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984. Como os americanos ganham muitas medalhas de ouro em jogos olímpicos, os irmãos não são muito conhecidos e vivem em dificuldades financeiras, indo até onde o emprego está. Isso vai separar os dois. Mark será chamado pelo multimilionário John du Pont (interpretado por um irreconhecível Steve Carell) para treinar em sua fazenda particular, a “Foxcatcher”. Desde o primeiro momento, fica claro que John tem sérios problemas de ordem psicológica, sendo uma pessoa muito seca, fria e obcecada em luta greco-romana e em conquistar medalhas para os Estados Unidos em jogos olímpicos, com o objetivo de “criar bons exemplos para a América”. Mark, burrinho como ele só, e sem muitas boas perspectivas de vida, cai de cabeça no projeto de John, tentando inclusive levar seu irmão para lá, sem sucesso. Com o tempo, fica muito clara a forma como John trata as pessoas: todo mundo deve servi-lo, pois caso não respeitem sua vontade, o homem se torna violento. Além da luta greco-romana, John também é fissurado por armas, chegando a encomendar um tanque do exército com metralhadora e tudo. Ele tem uma rusga pessoal com sua mãe, Jean (interpretada por uma envelhecida Vanessa Redgrave): enquanto ela tem paixão pelo hipismo, o filho é apaixonado pela luta greco-romana. Um odeia a paixão do outro, tornando a relação entre mãe e filho tomada por um conflito silencioso, mas muito presente. Mark conhecerá a cocaína com John e relaxará nos treinamentos, o que provoca a ira de John e a vinda de David para Foxcatcher. Agora, os irmãos juntos vivem sob a influência do megalomaníaco milionário, que quer ser considerado um grande treinador de luta greco-romana, ofício mais justamente atribuído a David.
É uma história digna de análise de psicanalistas, sobretudo no que se refere ao comportamento doentio de John. Steve Carell, que nos acostumamos a ver em comédias bobinhas como a refilmagem de “Agente 86”, está irretocável nesse filme. Não foi somente a maquiagem, que lhe deu uma leve calvície e um grande narigão, o trunfo para fazer um personagem tão característico. Sua atuação foi também primorosa, com um olhar penetrante e um comportamento seco, esquisito e obsessivo. O cara realmente dava medo. Seu jeito de ser era altamente intimidante. Só de pensar que existe mesmo uma pessoa assim, é de arrepiar. Mas podemos ver também como tal psique foi sendo construída ao longo do tempo. Uma infância sem amigos, a rejeição da mãe a tudo o que ele valorizava, criando uma relação de ódio embutido, uma solidão em ricas e extensas propriedades repletas de salas de troféus, dinheiro a dar com o pau possibilitando todo o acesso a riquezas materiais e a noção de que se pode tudo. Essas foram as situações que levaram à personalidade distorcida de John.

O filme tem uma cadência lenta, tornando-se um pouco maçante em alguns momentos. Mas sua principal atração é a natureza das relações humanas e a coisa acaba fluindo. Dessa forma, “Foxcatcher” se constitui num bom filme, que deve ser visto pelos cinéfilos de plantão.


Cartaz do filme


Mark. Necessidades de emprego levam o lutador a...


...John du Pont, de comportamento doentio...


... e para longe de seu irmão, David...


No início, tudo ia bem...


...mas, com o tempo, a coisa ficou meio áspera...


O milionário tinha paixão por armas...



... e obsessão em ser um grande treinador...


Comparação entre Steve Carell e o verdadeiro  John du Pont


Comparação entre Mark Ruffalo e o verdadeiro David  Schultz


141105_BB_TatumComposite
Comparação entre Channing Tatum e Mark Schultz (excelentes caracterizações...)


Foto de divulgação. Muito fofa!!!! (quem te viu, quem te vê, Hulk...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário