Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

domingo, 12 de abril de 2015

Resenha de Filme - Eduardo Coutinho, 7 de Outubro

Eduardo Coutinho, 7 De Outubro. Entrevistando O Entrevistador.
Um bom documentário brasileiro, até para matar a saudade. “Eduardo Coutinho, 7 de Outubro”, mostra uma entrevista feita com o grande documentarista, pouco antes de sua morte trágica, quando ele foi assassinado por seu filho. Dirigido por Carlos Nader, esse documentário tem a grande curiosidade de mostrar a situação em que um grande entrevistador está sendo entrevistado. Aqui podemos ver os pontos de vista de Coutinho sobre o seu ofício de fazer cinema, onde ele destaca a importância de contar as histórias de vida das pessoas do dia-a-dia, pessoas que jamais teriam algum tipo de voz ou registro não fossem por filmes como “Edifício Master”, “Santo Forte” ou “Babilônia 2000”. A grande magia desses documentários é que Coutinho conseguia criar uma espécie de situação onde as pessoas se abriam totalmente, a ponto de algumas até confessarem tentativas de homicídio. A forma macia e intimista com que o diretor abordava seus entrevistados, e o ato de deixá-los falar sem interrompê-los (muitos entrevistadores deveriam aprender isso por aí!) deixavam as pessoas totalmente à vontade e são grandes registros que podem até ser considerados excelentes fontes históricas para estudos presentes e futuros.
E aí vemos como Coutinho falava de suas próprias entrevistas e as analisava, o que faz esse documentário também se tornar uma excelente fonte. O filme também tem toques de humor, quando Coutinho fala de seu hábito por falar palavrões e de outras situações. Mas também já tinha um tom de tragédia anunciada, pois ficava bem claro que o cineasta tinha a necessidade de conhecer as histórias de vida das outras pessoas, já que ele deixava a entender, de forma implícita, que sua própria vida tinha ares de muita turbulência. Nessa hora, depois de todo o ocorrido, confesso que essa passagem do filme deu um aperto no coração.
Qual é o grande pecado do filme? Definitivamente, é a sua duração. Apenas uma hora de conversa foi muito pouco. Ficamos completamente entretidos com o bate-papo e, quando ele termina, fica aquela sensação de quero mais. Mas, ao mesmo tempo, doeu também ver aquele senhor de cabeça branca, franzino e magrinho, indo embora do set de filmagem. E de nossas vidas.

Dessa forma, “Eduardo Coutinho, 7 de Outubro”, é daqueles filmes fundamentais, daqueles filmes que não são só para ver, mas para ter em DVD ou blu ray e guardar, já que é um grande registro desse grande diretor que fabricou grandes registros, dignos de ser boas fontes históricas sobre os brasileiros que não têm voz. Não deixem de ver.

Cartaz do filme


Um entrevistador sendo entrevistado


Um set bem simples


Forma intimista de tratar seus entrevistados...



Dando voz àqueles que jamais a teriam...


Uma boa ideia de Carlos Nader



Nenhum comentário:

Postar um comentário