Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

terça-feira, 5 de maio de 2015

Resenha de Filme - As Maravilhas

As Maravilhas. Apicultura Poliglota Com Camelo.
Uma boa produção italiana na área. O filme “As Maravilhas” é uma história muito fofa escrita e dirigida por Alice Rohrwacher e ganhou o prêmio do júri em Cannes no ano passado. Temos aqui uma história terna de uma família italiana do interior, que se dedica à atividade da apicultura de forma bem tradicional e artesanal. É uma família para lá de cosmopolita. O pai, Wolfgang (interpretado por Sam Louwyck), é alemão; a mãe, Angelica (interpretada por Alba Rohrwacher), é francesa. Eles têm quatro filhas, todas italianas. E a irmã de Wolfgang, Cocò (interpretada por Sabine Timoteo), também é alemã. Assim, podemos ter a oportunidade de ver diálogos em vários idiomas, refletindo a característica multicultural europeia. Essa família passará por uma grande dificuldade, já que a agência de vigilância sanitária da Itália passa a fazer uma série de exigências de higiene, que será impossível de ser cumprida por esse pequeno núcleo familiar. Nesse momento, a filha mais velha, Gelsomina (interpretada por Maria Alexandra Lungu) vai dar a sugestão de a família participar de um “reality show” que dará um prêmio em dinheiro para o melhor produtor familiar em alguma atividade agropecuária. O programa é todo inspirado em tradições ancestrais italianas, se remetendo aos tempos dos etruscos. A apresentadora do programa, Milly Catena (interpretada por uma envelhecida mas ainda belíssima Monica Bellucci), irá ciceronear os participantes. O problema é que Wolfgang era radicalmente contra a participação nesse programa. Assim, aos trancos e barrancos, essa simpática família cosmopolita luta no dia-a-dia para sobreviver do seu ofício.
O grande barato desse filme são as menininhas, as verdadeiras maravilhas do filme. Elas são muito fofas! Além de Gelsomina, a mais velha e a protagonista, temos Marinella (interpretada por Agnese Graziani), uma linda lourinha de olhos azuis e duas menininhas pequenininhas, mas muito espevitadas. O problema é que elas tinham que se submeter à rotina de trabalho pesada e estressante da apicultura. Wolfgang inclusive participará de um programa de intercâmbio onde a família vai conviver com um adolescente delinquente alemão para ajudá-los nas tarefas mais pesadas, o que trouxe uma química toda nova à película.
Outro elemento interessante é o já conhecido embate entre tradição e modernidade, onde a família representa as produções agropecuárias artesanais. A própria estrutura do “reality show” reforça essa impressão, já que lança mão de motivos etruscos. O cosmopolitismo é uma característica curiosa, pois ele se manifesta numa pequena cidade de interior, onde é dada a ideia de que a interação entre várias culturas não fica presa à obstáculos espaciais. Viver no interior não significa necessariamente viver isolado, ainda mais num continente que é um verdadeiro caleidoscópio cultural como o europeu.
E o camelo do título? Essa é a parte hilária da coisa, onde Wolfgang prometia presentear Gelsomina com o bichinho. Mas vamos parar por aqui para evitar os “spoilers”.

Assim, o filme “As Maravilhas” pode ser considerado um drama que prende sua atenção do início ao fim, onde essa simpática família é a atração principal. É uma história terna, engraçada e que tem personagens que tomam nossos corações. Esse filme vale muito a pena!


Cartaz do filme



Uma família muito simpática.



Gelsomina e as abelhas...


As maravilhas!!!


Monica Bellucci. Tudo de bom!!!


A diretora Alice Rohrwacher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário