Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

terça-feira, 12 de maio de 2015

Resenha de Filme - A Estrada 47

A Estrada 47. Um Bom Filme De Guerra.
Uma boa co-produção Brasil, Itália e Portugal nas telas. “A Estrada 47” é um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, tema já bastante explorado no cinema. Mas agora, há todo um colorido especial, pois é um filme sob o ponto de vista dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB). E a história tem o grande mérito de assinalar vários fatos que ocorreram com os soldados brasileiros na 2ª Guerra: o despreparo das tropas, as críticas da imprensa, a forma como os soldados brasileiros realizaram grandes feitos, apesar de todas as dificuldades envolvidas como o inverno rigorosíssimo que a Europa passava naqueles anos e o tratamento secundário dispensado aos soldados brasileiros pelos americanos.
O filme é inspirado em fatos reais e conta a história de um grupo de soldados que tinha como missão localizar e desativar minas terrestres. Numa missão noturna em território inimigo, a tensão era tanta que toda a equipe entrou em pânico, o que provocou a morte de dois soldados e a dispersão do grupo. Alguns soldados chegaram à base aliada, mas outros ficaram vagando sem rumo em território alemão. Como eles cometeram um erro na missão, sabiam que iam enfrentar a corte marcial. Enquanto isso, um jornalista brasileiro que denunciava o despreparo da FEB na guerra, era sistematicamente impedido de trabalhar pelos superiores brasileiros. Assim, ele pegou um jipe e fugiu para o “front”, encontrando os soldados brasileiros perdidos no campo de batalha. Eles encontrarão uma posição americana abandonada com um rádio e saberão, graças à ajuda do jornalista, que sabe inglês, que uma estrada (a tal 47) foi toda minada e dois tanques americanos foram destruídos. Isso impede que as tropas americanas cheguem a uma cidade italiana tomada por membros da resistência contra os fascistas. Dessa forma, os soldados brasileiros decidiram retirar as minas da estrada para poder reparar o erro da outra missão perante seus superiores. Mas esses soldados encontrarão muitas situações adversas para cumprir tal missão como o encontro com desertores italianos e alemães.
Como foi dito acima, o filme retrata várias situações que aconteceram com os soldados brasileiros na Itália. O despreparo dos soldados era evidente, pois não era esperado inverno tão rigoroso, assim como os soldados não sabiam uma palavra sequer de inglês, alemão e mal sabiam italiano. A situação degradante da guerra foi outra característica mostrada no filme, quando os soldados brasileiros se depararam com uma família italiana faminta expulsa de casa pelos nazistas. Tais situações eram recorrentes durante a tomada da Itália pelos aliados e houve até casos em que pais de família ofereceram suas filhas aos soldados aliados em troca de comida.
Parte do filme era narrada em primeira pessoa pelo soldado Guimarães (interpretado por Daniel de Oliveira), inconformado por estar na guerra em virtude do patriotismo do pai. Com o passar do filme, esse inconformismo vai mudando e ele inclusive passa a ter orgulho do que fazia, principalmente depois de liberar a estrada para a cidade italiana que estava sitiada. Mas o elenco também contou com a sempre boa participação de Francisco Gaspar, no papel do soldado Piauí e Júlio de Andrade, no papel de Tenente.

Dessa forma, “A Estrada 47” é um filme que merece muito ser visto, pois conta de uma forma razoavelmente fiel como foi a participação da FEB na campanha da Itália na 2ª Guerra Mundial. Esse vale muito uma conferida.

Cartaz do filme


Soldados brasileiros em situação de perigo


Música como linguagem universal

Um inimigo necessário...


Piauí, perdido na neve


Desertores no meio do caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário