Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Resenha de Filme - O Ciclo da Vida

O Ciclo Da Vida. Mais Uma Reflexão Sobre A Terceira Idade.
Uma película chinesa traz de volta um tema talvez batido, repleto de clichês, mas que nunca é demais revisitar: o abandono dos idosos em asilos por parte de suas famílias. Tudo isso está presente no engraçado (e, ao mesmo tempo, triste) filme “O Ciclo da Vida”, dirigido por Zhang Yang, lá no longínquo ano se 2012.
O filme trata da vida de simpáticos idosos de uma casa de repouso, praticamente esquecidos por seus familiares. Para quebrar a rotina, eles decidem participar de um concurso de um programa do tipo “Ídolos”, que é exibido no Japão. Mas a enfermeira-chefe do asilo vai tentar impedir de todas as formas, já que o asilo é responsável pela integridade física dos idosos. Como a cidade em que é gravado o programa é muito distante, essa turma de velhinhos terá que fazer todo um repertório de peripécias para chegar à tal cidade. E aí, temos muitas situações que arrancam boas risadas e mantêm esse grupo com muita alegria de viver.

Falando desse jeito, parece que temos uma doce e divertida comédia chinesa com tom de “road movie”. Mas a coisa não fica só por aí. Também é lembrada no filme toda a situação de abandono que os idosos passam nestas casas de repouso. E aí, fica a questão: até onde os filhos e netos desses idosos têm o direito de impedir o que eles querem fazer sob o argumento de que estão cuidando de seus entes queridos mais velhos, mas mal passam algum tempo com eles? Por que os idosos não podem ser responsáveis por eles mesmos? Essas são questões que surgem ao longo da película para o grupo de velhinhos como um todo. Mas também há histórias mais pontuais e pessoais, onde antigas querelas familiares provocam muita dor em avós, pais e netos. Tais situações trazem muitas lágrimas dentro e fora das telas. E são a parte reflexiva do filme. Vale sempre dizer aqui que a discussão de tais questões não é algo novo no cinema. Mas, dessa vez, podemos ver como essa situação se desenrola numa cultura oriental como a chinesa. E, pelo que foi visto no filme, não parece ser muito diferente do que é visto no mundo ocidental. Antes a coisa fosse um pouco mais diferente. Isso talvez tornasse a história mais interessante. De qualquer forma “O Ciclo da Vida” não é um filme ruim. Sua parte engraçada é altamente divertida. E sua parte triste é altamente dramática. Vida e morte, alegria e tristeza, saúde e doença, é o que realmente acontece em todas as nossas vidas. E aqui não é diferente. Assim, não perca a oportunidade de rir e chorar com esse filme de tema já batido, mas que possui todo um charme especial nas figuras daqueles velhinhos chineses...

Cartaz do filme

No início, parecia mais um asilo como outro qualquer...

Algumas diversões rolavam...

Mas logo começaria o treinamento para o reality show


Ensaios divertidos...

Peitando arruaceiros na estrada...

Para chegar ao objetivo, tiveram que convencer a enfermeira-chefe


Chegando a seu objetivo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário