Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Resenha de Filme - Awake. A Vida de Yogananda.

Awake, A Vida de Yogananda. A Ioga Se Espalha Pelo Mundo.
Um interessante documentário passou nas telonas. “Awake, A Vida De Yogananda” fala desse importante representante hindu, que trouxe toda a espiritualidade dessa religião para o Ocidente na década de 20, sobretudo para os Estados Unidos. Foi Yogananda quem escreveu um livro chamado “A Autobiografia de um Iogue”, lido por personalidades como Steve Jobs e George Harrison. Dono de uma personalidade cativante e um olhar altamente penetrante, Yogananda conquistou o coração de várias pessoas e conseguiu disseminar sua filosofia de vida que ultrapassava as barreiras das religiões e que promovia um desapego à vida material e ao egocentrismo, onde as pessoas deveriam estar conectadas a algo maior, ou seja, a energia do próprio Universo. Para isso, Yogananda desenvolvia várias técnicas de meditação onde ele defendia a ideia de que a energia fluía pela coluna vertebral. O momento que Yogananda divulgava suas teorias pelos Estados Unidos foi também um momento em que havia muitas descobertas na ciência e na medicina, e alguns grupos sociais buscavam uma interação entre essas formas de conhecimento.
O filme tem muitas imagens de arquivo, fotografias e manchetes de jornais e revistas, trechos gravados das palestras de Yogananda e entrevistas de seus seguidores. A película também trata das perseguições que Yogananda sofreu nos Estados Unidos por grupos conservadores, o que quase acabou com seu projeto de levar a filosofia de seu país para o mundo. Mas, apesar das adversidades e de uma eventual ida para o México, Yogananda conseguiu levar seu projeto adiante nos Estados Unidos e, mais tarde, para vários países do mundo, inclusive o Brasil, onde sabemos que há muitos cursos de ioga.

Dessa forma, “Awake, A Vida de Yogananda” é um interessante documentário não somente para os praticantes de ioga (a sala estava cheia de idosos com a maior cara de bicho grilo), mas também para quem quer conhecer um pouco mais dessa curiosa filosofia oriental que, a uma primeira vista, parece uma tremenda de uma porralouquice, mas deve ter todo um interessante Universo a se descortinar. Vá ao cinema, veja e depois, se gostar, matricule-se num curso de ioga. E não se esqueça de dizer: “ommmm”... E não se esqueça também do trailer depois das fotos.

Cartaz do filme.

Yogananda, dono de um olhar penetrante

Divulgando sua filosofia pelos Estados Unidos.

Seu mestre


Logo, a influência de Yogananda se espalhou

Palestras sempre lotadas


O local onde ele fazia suas meditações de divulgava sua filosofia. Que casona, hein?


Depoimentos de muitos seguidores


Um homem de sábias palavras...



Nenhum comentário:

Postar um comentário