Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Resenha de Filme - A Grande Aposta

A Grande Aposta. Economês Para Principiantes.
Mais um filme que concorre ao Oscar. “A Grande Aposta” tem cinco indicações (melhor filme, ator coadjuvante, direção, edição e roteiro adaptado) e tem tudo para ser  o filme mais polêmico de toda a cerimônia de entrega, pois ele vai tratar justamente dos motivos que levaram à crise econômica mundial de 2008, que ferraram com muita gente por aí e ainda continua a provocar sérios estragos, inclusive em nosso país. Para quem se lembra da história, a crise explodiu a partir de uma onda de especulação no mercado imobiliário americano, o que gerou uma falência de bancos e, consequentemente, um efeito dominó que atingiu proporções mundiais e catastróficas.
O filme vai contar a história de três grupos de investidores no mercado financeiro dos Estados Unidos que perceberam que a crise iria acontecer. O mecanismo foi mais ou menos o seguinte. Quem compra casas nos Estados Unidos paga hipotecas. As pessoas sempre saldavam suas dívidas, o que tornava o mercado de imóveis forte e seguro. Mas nem todo mundo tinha dinheiro para bancar o pagamento de uma casa. E havia muitas casas para vender. Assim, o mercado imobiliário passou a aceitar qualquer pessoa para comprar uma casa, ou seja, que não apresentasse qualquer garantia de que iria pagar suas dívidas. Esse foi o primeiro dominó a cair, que foi derrubando os outros. Para ganhar dinheiro em cima da desgraça dos outros, esses investidores decidiram apostar contra a economia americana, ou seja, procuraram os bancos e fizeram um tipo de investimento que lhes renderia muito dinheiro quando o mercado imobiliário quebrasse. Mas, enquanto esse mercado de imóveis não quebrava, eram os investidores que teriam que dar dinheiro aos bancos, sendo, por isso, um investimento de alto risco. Se desse certo, rolaria muita grana e todo o resto se arrebentava. Mas, se desse errado, aí todos quebrariam a cara.
Dando uns pequenos “spoilers”, é um filme escrito num baita de um economês, em linguagem difícil, e que precisa de muita atenção do espectador. Mas, quem ficar ligadão no filme vai se divertir muito. Se você não consegue entender o economês todo do filme, não tem problema! O filme faz uma pausa para você e explica a situação com um exemplo do dia-a-dia, o que torna a película muito divertida. O mais interessante é que o filme é baseado numa história real e quando acontece uma situação mais esdrúxula, um dos personagens para a ação e diz como a situação aconteceu na vida real, se o filme é fiel ou não ao realmente ocorrido, etc., sendo uma grande brincadeira com aqueles que acham que o cinema tem compromisso com a realidade, quando absolutamente não tem. A materialidade visual da película também é interessantíssima, pois usa todo um caleidoscópio de imagens referentes às épocas narradas no transcorrer da história, o que dava uma sensação de muita mobilidade, altamente angustiante, como se a sucessão rápida de imagens expressasse a velocidade de acontecimentos que prenunciavam o caos.
O elenco é de se tirar o chapéu. Além de Christian Bale, candidato ao Oscar de melhor ator coadjuvante, tivemos Steve Carell, Brad Pitt, Ryan Gosling, e até uma rápida, mas sempre especial aparição de Marisa Tomei. Apesar de Bale estar bem, acho que novamente Carell fez uma baita duma atuação como o investidor estressado que odeia a especulação financeira dos bancos e teria bem mais chance de ganhar a estatueta. Enfim...

Dessa forma, “A Grande Aposta” é um filme que, se considerarmos a qualidade e a proposta de denúncia, merece ganhar algumas estatuetas. Não ganhou Globos de Ouro. Pode ser um indício para o Oscar. Mas Oscar também não é lá muito arte, e sim “business”. De qualquer jeito, sempre fica aquela torcidazinha de todo ano que nos faz ficar à frente da tv até quase três da manhã de segunda, tendo que trabalhar logo cedo. Todo cinéfilo que se preza faz isso. E esse filme, juntamente com “Spotlight”, tem minha torcida. E, enquanto a festa não chega, curta o trailer depois das fotos.

Cartaz do Filme

Um investidor que gosta de heavy metal

Um investidor estressado

Um investidor que cultiva sementes

Um investidor que cheira dinheiro

Investidores manés...

Não entendeu a crise? Selena Gomez explica para você!!!

Lançando o filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário