Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sábado, 26 de março de 2016

Resenha de Filme - Zootopia

Zootopia. Diversidade Animal!
A Disney lança a sua mais recente animação. “Zootopia” é um daqueles filmes que não é somente uma historinha engraçadinha para arrancar risinhos dos pimpolhos, mas também é uma película com um grande conteúdo reflexivo, digna daquelas que nos fazem olhar para o interior de nós mesmos e buscarmos nossos comportamentos e pensamentos mais nefastos com o objetivo de reavaliá-los ou de até mesmo extirpá-los de nossas vidas. E, principalmente, é um filme que traz uma boa mensagem às crianças, o público-alvo, em tempos de muito ódio e intolerância.
Vemos aqui a história da coelhinha Judy Hopps, que queria desde criancinha ser policial. Ela, enquanto criança, encenou uma peça na escola, lembrando que no passado predadores e presas viviam em constante selvageria com os segundos servindo de jantar para os primeiros. Mas com o tempo, as espécies animais “evoluíram” e desenvolveram consciência, coexistindo pacificamente. Ainda assim, podíamos sentir um preconceito dos predadores para com as presas, vistas como excessivamente frágeis e ocupando cargos e posições inferiores aos cargos ocupados pelos predadores. Nesse contexto, nossa amiga coelhinha vai ter que superar vários obstáculos até chegar à sua carreira de policial. Ela consegue e, mesmo sendo escalada para apenas aplicar multas de trânsito, a coelhinha vai se envolver com um intrigante caso de sumiço de predadores voltando a se comportar de forma selvagem. Para isso, Judy vai contar com a ajuda da raposa Nick Wilde, um predador visto como uma figura altamente falsa e traiçoeira, como a maioria das raposas é.
Confesso a vocês que o que mais me convenceu a assistir ao filme foi a sequência onde a coelhinha e a raposa precisam localizar o paradeiro de um carro pela placa numa repartição pública e os funcionários são todos bichos-preguiça (apesar dos estereótipos, parece que não é apenas aqui que os funcionários públicos podem ser fontes de problemas). Eu nem sabia muito bem do que se tratava a história. Mas quando percebi que havia aí uma questão de aprender a lidar com as diferenças e de ser tolerante com o outro, senti toda a força implícita na película. Mais do que atentar para a questão da diversidade, o que ficou notório foi a questão do preconceito, que pode ser uma via de mão dupla, ou seja, os opressores de hoje podem ser os oprimidos de amanhã. E aí o filme ganha muito, pois ele deixa de forma bem clara que não há mocinhos e bandidos na questão da intolerância, mas sim grupos de pessoas que devem assumir uma postura responsável perante o outro. Mas infelizmente, sempre somos limitados a olhar nossos próprios umbigos e não pensar no próximo e, principalmente no direito que ele tem de ser o que quiser do jeito que quiser. O fato de abordar esse problema essencialmente humano com bichinhos fofinhos em computação gráfica somente nos remete àquelas melhores fábulas de Esopo, contadas de uma forma bem moderna. Já o centro da cidade de Zootopia parecia mais uma enorme Arca de Noé, com bichinhos de todos os tipos e tamanhos, inclusive com uma série de piadas como a das pequenas cidadezinhas de ratos com o prefixo de “Little” (como os bairros de imigrantes ao estilo “Little Italy” de Nova York), ou a referência ao Banco Lehmann Brothers, onde a crise imobiliária de 2008 estourou, com vários ratinhos saindo do banco citado em questão.

Dessa forma, “Zootopia” se mostra mais do que uma mera diversão infantil e aborda com maestria a questão da diversidade e da tolerância numa história ambientada com bichinhos, constituindo-se num exemplo moderno de fábula clássica que nos dá uma importante lição em tempos tão difíceis de intolerância. É um filem de dupla função: diverte as crianças e faz os adultos refletirem. Um programa imperdível. E não deixe de ver o trailer após as fotos.

 
Cartaz do Filme

Judy Hopps, uma coelhinha que quer ser policial

Vista com desdém pelos predadores...

Inicialmente, uma mera guarda de trânsito

Com a ajuda do vigarista Nick Wilde, ela buscará desvendar um mistério...

Bichos preguiça como funcionários públicos???

A vice-prefeita, uma ovelhinha, vai ajudar nossa destemida policial...

O prefeito tinha que ser o rei dos animais...

Uma cidade cheia de bichinhos





Um comentário:

  1. Eu acho que Disney Animation é montar uma boa equipe. Sem querer as pessoas mencionadas na nota, estão relacionados com os meus filmes de animação favoritas: Ralph, Big Hero e Zootopia. Eu acho que vai melhorar em cada filme. Zootopia é a melhor em 2016 e um trabalho que vale a pena assistir, vi que vai acontecer na TV ria boa experiência. Aproveito esta oportunidade para lhe dizer que eles vão passar o filme na TV este mês (dias e horários Zootopia Disney), caso você não tenha visto ou não conhecem o seu trabalho. Eles são pessoas que seguem sua trilha pelo tipo de produtos nos deu. E eu olho para a frente a Ralph demoledor 2, mas muito, eu espero que você também fazer Zootopia 2.

    ResponderExcluir