Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

domingo, 10 de abril de 2016

Resenha de Filme - Histórias de Alice

Histórias De Alice. Revivendo O Passado.
Um filme escrito e dirigido por Oswaldo Caldeira lá no longínquo ano de 2009 somente agora chega às nossas telonas (simplesmente inacreditável tamanha demora!!!). “Histórias de Alice” é um daqueles filmes em que o diretor relembra o passado de sua família e busca suas raízes em Portugal, a terra de seus antepassados.
A trama fala sobre Lucas (interpretado pelo versátil ator Leonardo Medeiros, de “Lavoura Arcaica”), um cineasta que vai a Portugal buscar as origens da família, principalmente de sua mãe Alice, depois de sua morte. Mas revirar esse passado não será uma tarefa fácil, pois ele terá que enfrentar um clima de desconfiança dos portugueses, que acham que o diretor de cinema busca compreender as suas raízes com o intuito de pedir algum tipo de herança a que ele tenha direito. Com a ajuda de Teresa (interpretada pela deslumbrante Diana da Costa e Silva), e de Miguel (interpretado por Ivo Canelas), Lucas vai dobrar o povo local e consegue fazê-lo falar. Mas a coisa não seria tão simples e muitas tramoias aconteceriam contra nosso protagonista, cujo processo de reconstrução do passado dos pais foi altamente tortuoso.
O filme é um verdadeiro exercício de História Oral, onde cada depoimento mostra uma visão do passado que, às vezes, pode ser totalmente conflitante com a outra. Quando entrevistamos pessoas para coletar fontes orais, sabemos que a versão do entrevistado é apenas uma leitura das muitas leituras do passado que podemos coletar. Mas Lucas era um homem de cinema e nem sempre a veracidade dos fatos era o que mais importava para o diretor, dentro daquela visão de que o cinema e a vida podem ser conceitos que se confundem. De qualquer forma, nem sempre revirar o passado pode ser uma experiência lúdica e Lucas vai se deparar com uma história que pode manchar o passado de sua família.
A história dos pais de Alice também trouxe outra interessante componente: a relação entre as classes sociais em Portugal. Alice pertencia a um estrato social mais baixo, sendo vista com preconceito pela família de Olavo, seu futuro marido. E tal situação era vista com a maior naturalidade do mundo, chegando ao ponto do pai de Alice negar a mão da sua filha a Olavo, pelo fato do moço pertencer a uma família rica. Pudemos atestar isso, pois o filme é repleto de “flashbacks” que nos ajudam a entender a vida pregressa de Olavo e Alice no norte de Portugal, nos anos anteriores a Segunda Guerra Mundial.
Os atores estavam muito bem. Leonardo Medeiros é muito eficaz, fazendo um personagem muito maravilhado e deslumbrado com a história dos pais, o que às vezes o deixava vulnerável. Diana da Costa e Silva, além de ser um deleite para os olhos, tinha uma personalidade altamente magnética e deu uma leveza e tanto para a película. Ivo Canelas, que havia interpretado o sóbrio Apeles, o irmão de Florbela Espanca no filme “Florbela”, estava odioso no papel de Miguel, nos convencendo da vigarice do personagem. Já a esguia Ana Moreira interpretou a jovem Alice, uma mulher que enfrentou de cabeça erguida todas as provações da vida. O filme ainda teve breves, mas marcantes participações de Maria Padilha e Tonico Pereira, que dispensam apresentações.

Dessa forma, “Histórias de Alice” é um filme autoral que nos mostra a história de vida da família de Oswaldo Caldeira, e que deu a nós o privilégio de ver as suas fotos de família nos créditos finais. Uma película com enorme conteúdo afetivo. Um filme que mostra como estudar o passado coletando fontes orais pode ser uma experiência muito complicada se você quer fazer uma reconstituição histórica e uma experiência deliciosa se você quer ouvir boas histórias, verídicas ou não. E não deixe de ver o trailer acima.

Cartaz do Filme

Lucas busca o passado dos pais...

Resgatando a história de um casal...

Teresa vai ajudar Lucas a encontrar seu passado em Portugal.

Um episódio nebuloso...

Rápida participação de Tonico Pereira...

Oswaldo Caldeira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário