Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

domingo, 7 de agosto de 2016

Resenha de Filme - Coração de Cachorro

Coração De Cachorro. A Arte Em Tempos De Dor.
Mais uma película curtinha em nossos cinemas. “Coração de Cachorro” tem apenas 75 minutos e é mais uma obra de arte do que um lançamento comercial. Isso porque o filme é uma realização da mega artista Laurie Anderson, uma mestre em contar histórias, sejam elas fictícias ou não. Ela lança mão de vários meios para expressar suas histórias, usando vídeos, músicas, fotos, montagens, artes plásticas, numa bela interação entre todas essas mídias. E o mais legal é que ela consegue extrair arte de tudo, inclusive memórias dolorosas. No caso aqui o fio condutor de seu trabalho foi a sua cachorrinha Lolabelle, falecida em 2011, depois de ficar cega e doente. Anderson usa a vida de sua cadela de estimação para criar histórias e fazer uma série de reflexões, sempre lançando mão de recursos multimídia. Mas ela não se limita a biografia de seu animalzinho de estimação. A artista também vai falar de situações que a sociedade dos Estados Unidos passou a encarar depois do atentado às Torres Gêmeas em 2001. Todo o aparato militar que passou a fazer parte do cotidiano dos americanos após o atentado, os ataques ao Oriente Médio, a morte de Bin Laden, a caixa preta do avião da Air France que caiu no Atlântico. Todos esses eventos servem como matéria-prima para as reflexões artísticas de Anderson.
Pelos motivos descritos acima, não espere um fio condutor narrativo coeso. Muito pelo contrário. Vemos aqui uma narrativa altamente fragmentada, pois é um filme que trabalha, acima de tudo, ideias e reflexões. Isso pode ser um pouco maçante para quem gosta de uma linha narrativa mais tradicional, pois o filme pode parecer abstrato demais, principalmente em alguns momentos na materialidade das imagens. Mas temos que ser bem sinceros aqui: de abstrato, o filme tem muito pouco, já que Anderson é bem pertinente em suas reflexões, sempre extraídas de suas histórias, sejam elas de vida, sejam elas do onírico, sejam elas invenções de sua explosiva criatividade.

Dessa forma, “Coração de Cachorro”, a despeito de sua cara altamente experimental, é um interessante filme com cara de objeto de arte, criado por uma eficiente e imaginativa artista multimídia, que é Laurie Anderson. Se você não conhece e gosta de algo inovador, não perca a chance de ver a película dessa grande artista que, inclusive, já teve uma mostra de seus trabalhos exposta no CCBB. Vale a pena curtir uma experiência que foge um pouco do tradicional. E não deixe de ver o trailer após as fotos.

Cartaz do Filme 

Uma cachorrinha cega que toca teclado

Laurie Anderson lança mão de várias mídias para expressar sua arte

Como um poodle responderia às suas ordens?

A vida sob o ângulo canino

Lolabelle e seu retiro na Califórnia, ameaçada por gaviões, Paralelos com o 11 de setembro.

Imagens que remetem ao passado com um toque onírico

Andando num lago congelado que se quebra. Ressuscitando lembranças terríveis da artista

Laurie Anderson, uma artista multimídia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário