Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Resenha de Filme - De Longe Te Observo

De Longe Te Observo. Um Casal Autodestrutivo.
E uma co-produção Venezuela-México chegou às nossas telonas. “De Longe te Observo”, uma película dirigida por Lorenzo Vigas, que recebeu o Leão de Ouro em Veneza, dentre outros prêmios, conta uma história muito inusitada e surpreendente. Temos aqui um estranho casal que tem uma relação um tanto quanto autodestrutiva. Um completa o outro, mas um também aniquila o outro.
Como isso acontece? Vamos começar do início. Veremos aqui a história de Armando (interpretado por Alfredo Castro), um homem de meia idade que tem uma pequena firma que fabrica próteses dentárias (ou seja, dentaduras). Sua vida monótona é quebrada por sua prática de caçar rapazinhos na rua, geralmente de um estrato social muito baixo e levá-los para seu apartamento, onde eles tiram a roupa enquanto que Armando se masturba. Mas um dia Armando convidou Elder (interpretado por Luis Silva), um rapaz muito violento e barra pesada, que o agride fortemente e rouba seu dinheiro. Só que Armando não se faz de rogado e continua atrás do garoto que, pouco a pouco, vai aceitando a presença do senhor em sua vida. Terá início então um relacionamento que passará por lances explosivos, sendo altamente volátil e arriscado para ambos.
É um filme altamente inquietante. E não por causa do relacionamento homossexual, mas sim em virtude de toda uma violência envolvida e inversão de valores. Se no início Armando parece ser uma vítima vulnerável nas mãos de Elder e de suas próprias preferências sexuais, correndo atrás do garoto violento apesar de todos os riscos, com o desenrolar da relação entre os dois é Elder que será uma vítima manipulada por Armando. O rapaz deixa a sua postura violenta de lado e seu relacionamento com Armando vai afastá-lo da mãe e dos amigos, restando apenas o amparo de Armando. Elder também irá aflorar todo o seu homossexualismo e vai querer uma aproximação mais afetiva com Armando que a princípio o rechaça, pois ele queria usar os menininhos mais como objeto de prazer do que com o intuito de um relacionamento mais profundo. Mas terá uma situação que tornará Elder uma vítima definitiva de Armando e que terá como motivação principal o pai do cinquentão. Paremos aqui com os “spoilers”.
Ao analisarmos o aspecto doentio do relacionamento do filme, percebemos como em alguns casos o ser humano pode ser tão destrutivo para com outro. Você tenta cativar uma fera humana, literalmente se machuca, mas ainda continua a persegui-la, mesmo sabendo dos riscos. E quando você a domina, chega a sua vez de fazer as covardias, como se a vingança fosse um prato servido frio.

Dessa forma, “De Longe te Observo” é uma película que nos agride e nos inquieta, menos em virtude do preconceito adormecido em nós contra o homossexualismo, e sim  mais em virtude da violência e agressividade implícita dentro da condição humana, o que é infinitamente mais destrutivo. Um filme para refletir. Um filme para agredir. E não deixe de ver o trailer depois das fotos.

Image result for de longe te observo
Cartaz do Filme

Image result for de longe te observo
Armando e Elder. Relação Explosiva

Image result for de longe te observo
Um rapaz muito violento

Image result for de longe te observo
Pouco a pouco, o senhor de meia idade conquista o rapaz

Image result for de longe te observo
Incertezas quanto a um relacionamento mais profundo

Image result for de longe te observo
O diretor Lorenzo Vigas e os atores Alfred Castro e Luis Silva em Veneza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário