Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Resenha de Filme - A Incrível Jornada de Jaqueline

A Incrível Jornada de Jaqueline. A Viagem Da Vaca!
Mais um filme saborosamente exótico em nossas telonas. “A Incrível Jornada de Jaqueline” ("La Vache", de Mohamed Hamidi) é uma comédia muito escrachada realizada na França e que mais uma vez tenta mostrar a cultura muçulmana de forma simpática. Tudo no filme é hilário, desde a história em si até a trilha sonora.
Mas, do que trata a trama da película? Vemos aqui a história de Fatah (interpretado por Fatsah Bouyahmed), um camponês que vive numa cidadezinha do interior da Argélia juntamente com sua esposa Naïma (interpretada por Hajar Masdouki) e suas duas filhas. O detalhe nessa familiazinha simples é que Fatah é simplesmente deslumbrado por sua vaca de estimação Jaqueline, fofíssima por sinal. E o grande sonho de Fatah é levar Jaqueline para a Feira Internacional de Agricultura de Paris. Todo ano ele enviava uma carta para os organizadores da Feira, solicitando a sua participação. Até que, um dia, a Feira aceita o seu pedido e lhe dá um convite, desde que ele custeie sua ida até lá. Depois que toda a cidade de Fatah faz uma “vaquinha” (desculpem-me o trocadilho infame) para a viagem, nosso protagonista e Jaqueline botam o pé na estrada e seguem para a França, não sem atravessar o Mediterrâneo primeiro e enfrentar a resistência de Naïma, que tem ciúmes da vaca. E essa viagem vai ter os lances mais inusitados possíveis, com direito a muitas piadas de cunho cultural e de estranhamento entre muçulmanos e europeus, o que torna a película extremamente simpática aos nossos olhos.
Um destaque especial deve ser dado ao ator Fatsah Bouyahmed, que interpretou Fatah, o protagonista. Ele foi perfeito, dando ao seu personagem a pureza, ingenuidade e simpatia que lhe eram exigidas. A forma como ele interagia com a sua vaquinha (que, a uma certa altura do filme, literalmente foi para o brejo) era, simultaneamente, muito emocionante e engraçada e a docilidade da bichinha só ajudava ainda mais na química entre os dois. Vale destacar ainda a boa presença do eficiente ator Lambert Wilson (de “Sobre Amigos, Amor e Vinho”), que interpreta Philippe, um conde falido que vai ajudar Fatah na sua empreitada de chegar à Feira. Outro elemento que devemos mencionar aqui é a engraçadíssima trilha sonora do filme, com uma parte instrumental com solo de instrumento de sopro que soava de forma muito cômica, ideal para ilustrar a situação surreal de um argelino que atravessa a França a pé com sua vaca.

Dessa forma, “A Incrível Jornada de Jaqueline” é um daqueles filmes que não vai acrescentar rigorosamente nada a sua vida, mas que faz você sair da sala com a mente bem levinha, depois de ter umas boas risadas com todo um rosário de situações inusitadas e, por que não, até surreais. Trazer mais uma vez a cultura muçulmana de forma simpática é outro trunfo muito importante, ainda mais em tempos de intolerância incontida pelos quais passamos hoje. E uma boa atuação dos atores é a cereja desse delicioso bolo. Vale a pena dar uma chegadinha ao cinema e prestigiar essa película quase que despercebida. E não deixe de ver o trailer após as fotos.

Cartaz do Filme

 
Fatah vive lá no interior da Argélia...

Ele vive um caso de amor incondicional com Jaqueline, sua vaquinha

Viajando pela França, para chegar à Feira Internacional de Agricultura de Paris

A viagem pode ser muito cansativa...

Tadinha da Jaqueline! Vai literalmente para o brejo!!!

Fatah tinha que tirar a foto na Torre Eiffel. Promessa para as filhas...

Na Feira, com Philippe e seu cunhado (ao centro)

Fatsah Bouyahmed (deitado em Jaqueline) com o diretor Mohamed Hamidi


Nenhum comentário:

Postar um comentário