Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Resenha de Filme - Loucas de Alegria

Loucas De Alegria. Meninas Maluquinhas.
Um filme italiano muito louco paira em nossas telonas. “Loucas de Alegria” fala de duas mulheres internadas numa clínica psiquiátrica, Donatella (interpretada por Micaela Ramazzotti) e Beatrice (interpretada por Valeria Bruna Tedeschi), que querem fugir de lá e simplesmente curtir a vida e a liberdade. Mas o estágio avançado de loucura das duas será um grande obstáculo a ser transposto. Inicialmente, o filme dirigido e escrito por Paolo Virzi nos parece uma comédia de absurdos, onde duas mulheres maluquinhas provocam situações engraçadíssimas, com toda uma equipe de psiquiatras no encalço das moças que dão uma canseira e tanto nos médicos. Mas, com o tempo, a coisa perde completamente a graça, quando o filme vai mergulhando no passado das duas e podemos testemunhar toda a tragédia da vida delas que acabou as levando para o estágio da insanidade. E aí, o filme se torna um drama bem pesado, com direito a muitas lágrimas. Aqui devemos aplaudir o trabalho de Virzi, onde seu roteiro consegue separar muito bem a comédia do drama pesado, com o detalhe de que, na transição da comédia para o drama, os dois gêneros se imbricam lentamente, não havendo um corte abrupto de um para o outro. Assim, a transição não fica muito violenta para o espectador, embora as histórias de vida das duas protagonistas sejam bem dolorosas.
Destaque especial também deve ser dado às duas atrizes que interpretaram as protagonistas. Valeria Bruni Tedeschi era simplesmente um vulcão de energia e verborragia. Sua Beatrice, oriunda das classes mais altas, era uma exaltação à liberdade e à vontade de viver. E uma mulher muito perigosa e violenta quando contrariada. Além de ser uma vigarista de marca maior, conseguindo entrar nos lugares mais requintados e restaurantes mais chiques com sua lábia e, por que não, com sua violência. Já Micaela Ramazzotti, com sua Donatella, era a fragilidade em pessoa, uma mulher muito sofrida que, ao tentar se suicidar com o pequeno filho, fruto de uma gravidez indesejada e rechaçado pelo pai, perde a guarda do garoto e entra em parafuso. Ao analisarmos a vida de Donatella, entramos numa jornada muito sofrida de uma mãe que está afastada do filho.
Apesar das histórias das duas protagonistas serem cercadas de muita agonia, a película não deixa de mostrar belos momentos, que vão de um jantar num restaurante muito chique, passando por viagens em carros conversíveis (uma referência explícita a “Thelma e Louise”) e chegando até a um simples abraço das duas sentadinhas numa mureta, talvez o momento mais delicado de todo o filme.

Assim, “Loucas de Alegria” consegue nos despertar risos mas também lágrimas, pois as protagonistas, apesar de engraçadas, trazem o fardo do sofrimento e de seu passado trágico em suas vidas. É uma película muito bem feita, que emociona sem agredir, não deixando o público indiferente a ela. Vale a pena dar uma conferida. E não deixe de ver o trailer depois das fotos.

Image result for loucas de alegria 
Cartaz do Filme

Image result for loucas de alegria
Beatrice quer sair do manicômio

Image result for loucas de alegria
Donatella quer rever o filho...

Image result for loucas de alegria
As duas, então, saem por aí...

Image result for loucas de alegria
Um momento Thelma e Louise

Image result for loucas de alegria
Há, também, muita ternura entre as duas...

Image result for loucas de alegria
Amigas inseparáveis...

Image result for loucas de alegria
Unidas no sofrimento...

Image result for loucas de alegria
Momento mais bonito do filme...



Nenhum comentário:

Postar um comentário